A Coreia do Norte lançou vários mísseis de curto alcance na costa leste do país nesta terça-feira, informaram os militares da Coreia do Sul. O lançamento teria acontecido na cidade de Kanggye, perto da fronteira com a China. Os mísseis teriam percorrido trajeto de cerca de 250 km.
Os JCS (Chefes de Estado-Maior Conjunto) de Seul condenaram veementemente o ocorrido como “uma provocação clara que ameaça seriamente a paz e a estabilidade da península coreana”. Eles afirmam que o caso é uma clara demonstração de força da capital norte-coreana, Pyongyang, pouco menos de uma semana do retorno do presidente eleito dos EUA, Donald Trump, ao cargo.
Os ministros das Relações Exteriores sul-coreano e japonês, Cho Tae-yul e Takeshi Iwaya, respectivamente, condenaram o desenvolvimento nuclear da Coreia do Norte e prometeram fortalecer os laços de segurança, após negociações em Seul nessa segunda-feira.
Antony Blinken, Secretário de Estado dos EUA, também afirmou a necessidade do fortalecimento da cooperação trilateral envolvendo Tóquio para atenuar as ameaças militares de Pyongyang (com informações da CNN).
*Texto com supervisão de Guilherme Cavalcante