O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu nesta segunda-feira (13) dois alertas meteorológicos distintos para o estado de Mato Grosso do Sul. Enquanto as regiões central e norte estão sob aviso de perigo potencial para chuvas intensas, a região sudoeste enfrenta um alerta de baixa umidade relativa do ar.
Apesar do calor e da seca predominante no estado, algumas áreas têm registrado chuvas expressivas. O alerta do Inmet aponta que o volume de chuva pode chegar a 50 mm em 24 horas, acompanhado de ventos que podem atingir até 60 km/h.
Anteriormente, um dos destaques foi o município de Cassilândia, no leste do estado, que ocupou o quarto lugar no ranking nacional de maior volume de chuva entre as 8h de domingo (12) e as 8h desta segunda-feira (13). A cidade registrou 57,4 mm de precipitação no período. O município com maior volume de chuva no país foi Timóteo, em Minas Gerais, com 72,2 mm.
Por outro lado, o cenário é de alerta para baixa umidade na região sudoeste de Mato Grosso do Sul. Conforme o Inmet, os níveis de umidade relativa do ar podem variar entre 20% e 30%, muito abaixo do índice ideal de 60%, recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS).