Mesmo com todos os ingredientes para uma temporada de sucesso, com perfis que empolgaram internautas e nomes relevantes para públicos de todas as gerações, a estreia do BBB 25 não obteve bons índices de audiência. O primeiro episódio do programa, levado ao ar nesta segunda-feira (13), conquistou os menores números da história, sendo esta a pior estreia de todos os tempos em 23 anos de Big Brother Brasil.
A TV Globo, bem como os fãs do reality, esperavam que a chegada da nova temporada levantasse o Ibope da grade noturna, derrubado por “Mania de Você”. No entanto, o que se viu foi o oposto – o BBB 25 conseguiu espantar a já pífia audiência do fracassado folhetim. Em menos de 10 minutos, a estreia do programa despencou da casa dos 23 pontos, entregues por “Mania de Você”, para 19.
A partir de então, foi só ladeira abaixo e o restante da atração oscilou entre 18, 16 e 14 pontos, consagrando a estreia da temporada comemorativa de bodas de prata como o maior vexame para o canal. No ano passado, o BBB 24 consolidou seu primeiro episódio com 22 pontos, número que a nova edição não alcançou por nem um minuto.
E os baixos índices já repercutem nas redes sociais. Diante dos dados, especialistas em televisão já falam em um “divórcio” do grande público com a TV Globo, já que o BBB 25 conseguiu o feito de derrubar a audiência entregue pelo fiasco da novela das nove em pouquíssimo tempo. Comentários afirmam que o telespectador perdeu a conexão com o canal e não faz mais questão alguma de acompanhar o que é exibido.
A internet, por sua vez, entrega o conteúdo em tempo real e de forma instantânea, de modo que ninguém precisa ligar a TV para ver o que acontece. Acompanhar reality pelas redes sociais, inclusive, não é uma tendência, mas um novo hábito do brasileiro.
Participantes na primeira entrada ao vivo do BBB 25 – (Foto: TV Globo, Reprodução)
Pensado para dialogar com todas as gerações, o programa não obteve êxito imediato e pode, inclusive, prejudicar todos os planos da emissora para os próximos meses – isso inclui o remake de “Vale Tudo”, que tem estreia marcada para 31 de março. Era esperado que “Mania de Você” conseguisse se reerguer pelo menos um pouco com a chegada do BBB 25, mas, se depender do desempenho da estreia, isso será pouco provável.
Assim, a nova versão de “Vale Tudo”, ao invés de beneficiada, poderá ser prejudicada pelo reality show. É por isso que os executivos já estariam de “cabelo em pé” e teriam acendido o sinal de alerta devido ao Ibope desta segunda (13). No entanto, é importante destacar que este foi apenas o primeiro episódio e, até o mês de março, há tempo suficiente para a situação se reverter.
Os dados do Instituto Kantar Ibope mencionados acima são referentes à capital São Paulo, maior referência para o mercado publicitário nacional. São os números da metrópole que ditam, tanto para a Globo, quanto para o país, se um produto é sucesso ou não.
Temporada passada já tinha vencedor definido antes mesmo de começar – (Foto: TV Globo)
Apesar do vexame, o BBB 25 tem a receita do sucesso. Trazendo perfis diversos, pessoas do povão, da elite, influenciadores, atores e tipos comuns de serem encontrados no cotidiano de qualquer um, a casa está bem diversificada e com uma boa representação do Brasil. Com os estereótipos de sempre, é claro, mas dentro do aceitável para a dinâmica do confinamento.
Até o momento, todos se apresentaram com bom potencial de produção de entretenimento e, ao contrário do ano passado, a temporada não começou com um vencedor definido – fato que já é um ponto positivo. Enquanto no BBB 24, antes mesmo da estreia, Davi Brito já mobilizava torcidas e despontava como jogador mais forte e adorado pelo público, o BBB 25 é uma incógnita.
Com as torcidas ainda em formação, não há nada definido. E é o jogo de cada um que determinará esse favoritismo. Alguns nomes já emergem, como o genro e a sogra, última dupla escolhida a entrar para o programa. Mas, ainda assim, não é possível prever qualquer campeão – oposto do ocorreu em temporadas anteriores. Agora, o público vai conhecer cada um e formar sua opinião. O momento é de apresentações e elas são bem-vindas.
Apresentador Tadeu Schimidt se apresentou mais “leve” e solto na estreia, sem a tensão de Boninho em seu ouvido – (Fotos: TV Globo)
E por falar em duplas, o jogo começou trazendo pessoas que têm afinidades e já se conhecem. Com o elo em evidência, todos estão mais fortes para suportar o desafio do confinamento e até mais “soltos”, pois não estão vivenciando a experiência de estar no Big Brother sozinhos.
Estar com algum amigo ou familiar por perto dá suporte e segurança para os brothers agirem e se expressarem com euforia, pois tudo está sendo compartilhado com alguém da intimidade.
Ex-diretor agora está no SBT, onde pretende desenvolver outros realities a seu modo – (Fotos: Reprodução das Redes Sociais e TV Globo)
Pela primeira vez sem a direção de Boninho, diretor que responsável pelo programa em todas as temporadas anteriores, o BBB 25 ainda tenta resgatar alguns elementos que ficaram para trás e foram preponderantes para a consolidação do formato no Brasil, como trazer todos os tipos de gente.
Há ali a vontade de fazer diferente, fazer melhor. E é em busca disso que os diretores deverão focar nos próximos meses. O entusiasmo do novo comando pode resultar em estratégias inéditas, assim como a empolgação e a necessidade de entregar resultados serão combustíveis para reverter um possível marasmo que venha a se instaurar na casa mais vigiada do Brasil, com decisões diferentes dos já manjados e previsíveis comandos de Boninho – este que era acusado de mais promover a si mesmo do que o reality, transformando o Big Brother Brasil em algo sobre si.
Participantes do BBB 25. Já escolheu sua torcida?
Desse modo, a nova edição tem sim potencial para atrair o interesse coletivo e elementos consistentes para isso, mas só as boas figuras não são o suficiente. Conflitos são necessários e, talvez, a depender do resultado da estreia, só mesmo as “tretas” apoteóticas poderão “levantar” o Ibope e atrair o telespectador fujão – este que tem dado uma verdadeira “banana” para a programação da Globo.
E você, curtiu a estreia do BBB 25? Já tem sua torcida formada? Quais suas expectativas para a temporada? Conte para a nossa reportagem.