A Meta, empresa responsável pelo Instagram e Facebook, anunciou, nesta terça-feira (27), que vai encerrar as atividades do Meta Spark, plataforma de criação de efeitos. Assim, a partir do dia 14 de janeiro de 2025, os filtros criados por terceiros não estarão mais disponíveis para uso nas redes sociais.
De acordo com a publicação, a decisão visa priorizar os produtos da própria empresa. “Esta decisão faz parte dos nossos esforços maiores para priorizar os produtos que acreditamos que melhor servirão as necessidades futuras dos nossos consumidores e clientes empresariais”, diz a publicação.
Assim, a Meta deixou claro que a partir da data prevista para o encerramento da plataforma, os filtros criados por terceiros não estarão mais disponíveis para uso. Contudo, os conteúdos que já foram criados com o uso dos efeitos não serão perdidos.
A empresa criou o Meta Spark no ano de 2017, desde então, os filtros ficaram famosos entre os usuários do Instagram e Facebook. Mesmo se despedindo dos criadores, a Meta agradeceu à comunidade. “Somos profundamente gratos à comunidade de criadores, empresas e outras partes interessadas importantes que fizeram parte da jornada Meta Spark”, conclui.