Na noite de ontem (19), patrulhamento em estrada no município de Eldorado, levou equipe do DOF (Departamento de Operações de Fronteira) a apreender mais de 46 mil pacotes de cigarros contrabandeados do Paraguai - com valor estimado em em R$ 2.774.307.
De acordo com boletim de ocorrência, os policiais estavam pela rodovia MS-295, a aproximadamente 30 quilômetros da fronteira com o país vizinho, quando avistaram uma Fiat Strada saindo de uma estrada de terra.
Motorista, de 40 anos, e um passageiro da picape abandonaram o veículo e tentaram fugir correndo - o condutor foi alcançado pelos militares e foi preso.
Ainda segundo registro policial, ele não quis informar o motivo de estar na propriedade rural e da tentativa de fuga.
Em seguida, desconfiados, militares continuaram a busca e encontraram caminhão Volvo com semi-reboque, no qual eram transportados 46.350 pacotes de cigarros de origem estrangeira.
O veículo com a carga ilícita foi levado para a Receita Federal de Mundo Novo, município que faz divisa com Salto del Guairá (PY) e Guaíra (PR), e o motorista foi liberado.
Operação Hórus - A ocorrência faz parte da Operação Hórus, executada em parceria da Sejusp (Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública) com o MJSP (Ministério da Justiça e Segurança Pública).
A apreensão em Eldorado foi uma das várias ações contra o contrabando de cigarros do país vizinho, que percorrem longo caminho e abastecem cerca de 57% dos brasileiros consumidores do produto, segundo dados do Ibope (Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística).