Durante patrulhamento fluvial no Rio Ivinhema, localizado no Parque Município de Naviraí, uma equipe da PMA (Polícia Militar Ambiental) flagrou dois indivíduos pescando embarcado às margens do rio, sendo que os mesmos ao avistarem os policiais, desembarcaram e correram para dentro da mata.
Diante da atitude suspeita os policiais saíram mata a dentro em perseguição aos dois indivíduos, logrando êxito em captura-los. Os dois indivíduos foram identificados como "L.", de 35 anos e "R.", de 28 anos.
Em vistoria na embarcação que a dupla estava os policias encontraram várias espécies de peixes sendo 15 Pacus, 01 Tambaqui e uma Piracanjuba, sendo última espécie protegida por lei. Foi constatado ainda que que 13 Pacus possuíam medida inferior a permitida pela legislação estadual. Ao todo, o pescado totalizou 33 kg.
Ao serem questionados, a dupla disse que eram pescadores profissionais e estavam ali trabalhando, porém, não apresentaram a autorização de pesca profissional emitida pelo órgão competente.
A dupla recebeu voz de prisão sendo conduzida juntamente com a embarcação e o pescado apreendido para o 1ª DP (Delegacia de Polícia Civil) de Naviraí, onde "L." e "R." foram autuados em flagrante por pesca irregular, pesca de espécie proibida e por pescar em área de unidade de conservação.