A taxa de desemprego no Brasil registrou queda para 6,1% no trimestre encerrado em novembro, conforme dados divulgados nesta sexta-feira (27) pela Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) Contínua, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Esse resultado marca o segundo mês consecutivo com a menor taxa de desocupação da série histórica da PNAD Contínua, iniciada em 2012. No trimestre finalizado em outubro, a taxa de desemprego havia sido de 6,2%, enquanto o recorde anterior de menor taxa de desemprego foi registrado em dezembro de 2013, com 6,3%.
A queda de 0,5 ponto percentual em relação ao trimestre encerrado em agosto, quando o índice era de 6,6%, reflete uma melhora significativa no cenário de emprego. Em comparação ao mesmo período de 2023, a taxa de desemprego caiu de 7,5%, o que representa uma redução substancial.
Com esse recuo, o número de desempregados no país caiu para 6,8 milhões, o menor desde o trimestre terminado em dezembro de 2014. Esse dado representa uma diminuição de 7% em relação ao trimestre anterior e uma queda de 17,5% na comparação com o ano passado.