Natal e Ano Novo já estão aí batendo à porta! Época de muitas viagens e, principalmente, de várias festas. Mas é neste período também que as doações de sangue na Rede Hemosul, em todo o Estado, caem drasticamente.
Os estoques chegam a ter redução de 50%, em média. “Ultimamente, as doações já caíram 40%. Foram menos de 90 coletas por dia. O ideal é termos, pelo menos, entre 130 a 150 doações diariamente”, calculou Marina Torres, Coordenadora da Rede Hemosul em Mato Grosso do Sul.
Importante ressaltar que, além das celebrações nesta reta final de dezembro, outras situações também influenciam na necessidade das doações.
]“Nesta época, são muitos acidentes de trânsito e também aumentam os casos de violência. Então muita gente precisa de sangue nos hospitais. E ainda têm as vítimas da dengue hemorrágica, pacientes que necessitam de doações de plaquetas”, lembrou Marina.
Geralmente, os tipos mais urgentes no Hemosul da capital são “O negativo” e “O positivo”. No entanto, todos os tipos são muito bem vindos para manter os estoques em dia.
Durante a reportagem do Jornal Midiamax, encontramos várias cadeiras vazias. Porém, havia, sim, pessoas conscientes. “Há mais de 20 anos sou doador. Comecei devido a uma necessidade na nossa família, também vendo meu avô e meu pai doando sangue. Depois, não parei mais”, disse Rodrigo Perez.
Diferente do Coordenador de Logística, encontramos uma professora doadora de ‘primeira viagem’, que sabe igualmente da importância deste gesto solidário, que pode salvar até quatro vidas com uma única doação. “Tomei coragem e vim doar. É uma dorzinha só no início da coleta, uma picadinha da agulha. Me arrependo de não ter vindo doar sangue antes”, comentou Mariana Thaís.
Marina Torres, Coordenadora da Rede Hemosul em Mato Grosso do Sul (Marcos Ermínio, Midiamax)
Os doadores devem ter entre 16 e 69 anos. Menores de idade devem estar acompanhados dos pais ou responsáveis. Todos precisam estar em boas condições de saúde, bem alimentado e bem hidratado. A primeira doação deve ocorrer até os 60 anos. “É muito importante que todos tenham essa conscientização. Então venha fazer sua doação, antes de viajar ou das festas de final de ano”, lembrou a coordenadora da Rede Hemosul.
Lembrando que, após o consumo de bebida alcoólica, a pessoa pode fazer a doação após 12 horas, ou 24 horas, dependendo da quantidade da bebida ingerida. “Meu recado é para as pessoas doarem antes de viajar, ou antes de curtir as festas de fim de ano. É muito importante para salvar vidas”, finalizou Rodrigo. A professora Mariana Thaís também reforçou o recado: “Esta era minha meta, completar 32 anos e passar a ser doadora de sangue. Convido as pessoas a fazerem o mesmo, é uma sensação ótima auxiliar as pessoas”.
De segunda a sexta-feira, o Hemosul fica aberto das 7 da manhã até às 17 horas. Neste sábado (21), funcionamento será até às 17 horas. Nos dias 24 e 31 de dezembro, o Hemosul vai abrir até às 12 horas. No Natal e Ano Novo não haverá atendimento e o local volta a fazer coletas de sangue a partir de 02 de janeiro.
(Marcos Ermínio, Midiamax)