QUINTA-FEIRA, 21 DE NOVEMBRO DE 2024
DATA: 17/11/2024 | FONTE: Midiamax Em área tombada, barracão de escola de samba é destruído pelas chamas e prejuízo passa de R$ 80 mil Incêndio na noite de sábado (16) destruiu barracão com todos os materiais que seriam usados no Carnaval de 2025
Barracão da escola Herdeiros do Samba foi destruído pelas chamas (Foto: Helder Carvalho, Midiamax)

Mais de R$ 80 mil em prejuízo. Esse é o cálculo feito por integrantes da escola carnavalesca Herdeiros do Samba, que teve o barracão consumido por um incêndio na noite de ontem (16), em Campo Grande. Na manhã deste domingo (17), ainda existem chamas ativas e muita fumaça pelo local.

O barracão de madeira – utilizado pela escola há dois anos – faz parte do Complexo Ferroviário, área tombada pelo Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional).

Bombeiros trabalham no local Foto: Helder Carvalho, Midiamax)

No local eram guardados: carros alegóricos, fantasias e todos os demais materiais utilizados nos desfiles carnavalescos, incluindo peças que seriam usadas no Carnaval de 2025.

“Perdemos tudo. É devastador. Tudo que tínhamos estava aqui”, afirma Marília da Luz, integrante da Herdeiros do Samba, que também é filha da presidente da escola, Fátima de Luz.

 

Fantasias, carros alegóricos e todos os demais materiais foram consumidos pelo fogo (Foto: Helder Carvalho, Midiamax)

O prejuízo estimado, até o momento, inclui apenas os materiais consumidos pelo fogo. Danos provocados na estrutura ainda serão calculados.

“Ainda vamos aguardar a Perícia. Tem uma equipe da Energisa, fazendo os reparos e logo que a energia for restabelecida tudo passará por perícia”, explica.

Além de ter consumido o barracão, o incêndio também afetou a distribuição de energia elétrica. Ao menos 63 unidades consumidoras tiveram o serviço interrompido. Equipes da concessionária de energia trabalham no local.

Equipes trabalham para tentar restabelecer serviço de energia elétrica interrompido pelo incêndio (Foto: Helder Carvalho, Midiamax)

Furtos frequentes

Marília da Luz, conta que o local foi alvo de diversos furtos. O primeiro ocorreu em maio de 2023 e, depois disso, os crimes se repetiram em setembro e dezembro do mesmo ano. Em 2024 não foi diferente, o local foi furtados várias vezes.

“Estamos sofrendo com furtos desde 2023. São usuários de drogas que entram e levam ferramentas, televisão, ventiladores e outros materiais”, relata.

Até o momento não é possível informar o que provocou o incêndio. A possibilidade de curto circuito não está descartada. No entanto, integrantes acreditam que o local possa ter sido invadido por usuários de drogas.

Imagem de como ficou barracão após incêndio (Foto: Helder Carvalho, Midiamax)

Escola pede ajuda para desfilar em 2025

Como tudo o que tinham foi consumido pelo fogo, integrantes da escola planejam vaquinhas sociais, rifas, entre outras ações para conseguirem recursos para o desfile em 2025, previsto para o início de março .

“Perdemos tudo muito próximo do Carnaval. Vamos precisar de ajuda, de recursos para conseguirmos participar do desfile de 2025. Vamos fazer vaquinhas, rifas, tudo o que conseguirmos”, ressalta Maria de luz.

O pedido de ajuda também é reforçado por Fátima de Luz, presidente da Herdeiros do Samba. “Vou orar, contar com a ajuda de amigos, de todos e tentar alguma coisa, mas para a avenida com certeza eu vou “, enfatiza.

Fátima de Luz, presidente da Herdeiros do Samba (Foto: Helder Carvalho, Midiamax)

20/11/2024 Ucrânia ataca Rússia com mísseis dos EUA e abre nova fase na guerra
Geral
20/11/2024 Valorização salarial de servidores aposentados vira tema de audiência pública em Campo Grande
Geral
20/11/2024 Governo de MS pode extinguir decreto sobre tamanho máximo na pesca profissional
Geral
19/11/2024 Presidente da Colômbia diz que G20 teme que IA cause hecatombe social
Geral
© JORNAL DO CONESUL | TODOS OS DIREITOS RESERVADOS