Durante uma operação de no trânsito, realizada na noite deste domingo (1), por uma equipe do Gemop ( (Grupamento Especializado de Motopatrulhamento), um motociclista desobedeceu ordem de parada, fugiu em alta velocidade e atingiu um dos agentes ao jogar o veículo dele contra os Guardas. Ele conduzia uma moto que estava com mais de R$ 8 mil em multas.
Os Guardas Civis Metropolitanos estavam em rondas na rua Felipe Balbuena, região do Imbirussu, em Campo Grande, quando avistaram o suspeito e deram sinal para ele parar. No entanto, o condutor jogou a moto contra a guarnição. Uma das motocicletas do Gemop acabou danificada, tendo a manete e o giroflex quebrados.
A perseguição seguiu o homem por vários quarteirões, como na avenida Júlio de Castilho, onde o motociclista não obedeceu as sinalizações de trânsito, como os semáforos vermelhos. Ele ainda entrou na contramão da rua Dom Aquino, colocando a vida de outras pessoas em risco, em pelo menos quatro quadras por ali.
Quando o motociclista foi alcançado pela equipe, na rua 15 de Novembro, ele deixou a moto, quebrou o portão e invadiu um estabelecimento comercial. O condutor dizia que estaria fugindo para ‘testar a equipe’. Ele foi levado ao CRS Tiradentes, pois sofreu ferimento no joelho e depois foi encaminhado à Depac/Cepol. Como o motociclista continuava muito agitado, para garantir a integridade física dos Guardas e porque ele ainda tentava fugir, foi preciso algemá-lo.
A moto foi levada para o Detran (Departamento Estadual de Trânsito) porque, além das multas de R$ 8 mil, estava com várias irregularidades administrativas.