A PMA (Polícia Militar Ambiental) iniciou ontem, sábado (24), a "Operação Bocaiúva", visando coibir o tráfico de animais silvestres, especialmente do papagaio-verdadeiro, principal alvo dos traficantes de Mato Grosso do Sul, além de outros psitacídeos (Papagaios, Araras, Periquitos, Maritacas), em razão do período de reprodução, quando os criminosos retiram os filhotes dos ninhos.
O tráfico é considerado a terceira atividade criminosa que gera mais lucro ao crime organizado, perdendo apenas para o tráfico de drogas e o tráfico de armas.
Durante a operação o patrulhamento Ostensivo é intensificado nas proximidades e acessos às áreas de ninhais de modo a prevenir a retirada dos animais, principalmente os filhotes, e aliciamentos de funcionários de fazendas e assentados pelos traficantes, para a prática ilícita.
Serão realizados bloqueios nas rodovias para evitar a saída dos animais com destino a outros estados, além de impedir que traficantes de fora e locais sintam-se tentados a praticar o crime.
No último ano, durante a operação, a PMA apreendeu 341 aves e aplicou R$ 1.462.500,00 em multas, sendo que nove pessoas foram conduzidas à Delegacia.