Juliana Viana alcançou um feito histórico para o badminton feminino do Brasil nesta segunda-feira, 29. Com uma vitória por 2 sets a 0 sobre Lo Sin Yan Happy, de Hong Kong, a brasileira conquistou o primeiro triunfo do país nessa modalidade nos Jogos Olímpicos. As parciais foram 21/19 e 21/14.
“Tô em choque ainda. Acho que a ficha vai cair quando eu esfriar mais o corpo. Estou muito emocionada, muito feliz por ter feito história, por representar meu país. Sempre sonhei em representar o Brasil internacionalmente, ainda mais no maior evento esportivo, os Jogos Olímpicos. Com 19 anos, vestir a camisa do Brasil… É surreal. Tenho nem palavras”, comemorou Juliana.
Na partida anterior, Juliana havia sido derrotada pela tailandesa Supanida Katethong, também por 2 a 0, com parciais de 21/16 e 21/19. Agora, Juliana e a torcida aguardam o resultado do confronto entre Katethong (TAI) e Lo (HKG) na próxima terça-feira, 30, para definir a classificação do grupo D.
“Quando entrei, vi o estádio lotado e percebi que estava estreando nos Jogos Olímpicos. Fiquei tensa, mas joguei bem. O nervosismo poderia ter piorado a situação, mas fui me adaptando à atmosfera e acabei me saindo bem. No segundo jogo, estava nervosa, mas fui com a intenção de aproveitar”, completou.
Caso a atleta de Hong Kong vença por 2 a 0, o grupo D ficará empatado e a classificação será decidida por pontos, em vez de sets. Ainda há chances de Juliana e do Brasil se classificarem para a próxima fase do badminton feminino.