O judoca campo-grandense Rafael Silva, o ‘Baby’, já está em solo francês para os Jogos Olímpicos de 2024 e aguarda sua estreia na próxima semana. As Olimpíadas começam nesta sexta-feira (26).
Baby chegou a Paris na segunda-feira (22) com o 2º grupo de judocas da delegação brasileira. Dessa vez, os mais pesados que chegaram à França e se juntam aos mais leves na base da CBJ (Confederação Brasileira de Judô), em Sainte-Genevieve-des-Bois.
As disputas do Judô começam no sábado (27). Entretanto, Rafael estreia apenas no dia 2 de agosto, quando entram no tatame os +100 kg masculino. No dia 3 de agosto, ele disputa novamente com a equipe mista.
Até lá, Rafael deve treinar por quase duas semanas na base dos judocas. Experiente em Olimpíadas, Rafael conquistou medalhas de bronze nos Jogos de Londres 2012 e Rio 2016, também na categoria +100 kg. Em Paris-2024, Rafael é o único representante sul-mato-grossense.
Os primeiros atletas do judô — Natasha Ferreira e Michel Augusto — vão para a vila olímpica nesta quinta-feira (25), dois dias antes do primeiro hajime na Arena Champ de Mars. Já a aclimatação em Sainte-Genevieve-des-Bois segue até dia 31, quando os dois últimos judocas saem para Paris — Beatriz Souza e Rafael Silva.
Com 13 atletas classificados, o Brasil tem representantes em 13 das 14 categorias dos Jogos. Bronze na categoria 66 kg, Daniel Cargnin volta às Olimpíadas como um dos grandes nomes do time brasileiro. O time ainda conta com o estreante Guilherme Schimidt, de 23 anos, ouro nos Jogos Pan-Americanos Santiago 2023.
Ouro na Rio 2016, Rafaela Silva representa o Brasil na categoria 57 kg. O time também tem a três vezes bronze dos 78 kg, Mayra Aguiar. A tricampeã mundial busca o inédito título olímpico para coroar a carreira histórica. Por fim, na categoria acima dos 78 kg, Beatriz Souza, bronze nos Jogos Pan-Americanos Santiago 2023, faz sua estreia Olímpica.