Lendário dublador e ator José Santa Cruz morreu nesta sexta-feira (26), aos 95 anos, no Rio de Janeiro. A informações foi confirmada por familiares. O artista é natural de Picuí, na Paraíba. As causas da morte não foram divulgadas.
José deu voz a diversos personagens famosos nos cinemas e na televisão. José dublou personagens como Magneto na animação X-Men: Evolution e nos filmes em live action, além do icônico Rúbeo Hagrid na saga Harry Potter e Dino da Silva Sauro, em Família Dinossauro.
O dublador também era a voz do J. Jonah Jameson na primeira franquia de filmes do Homem-Aranha, do diretor Sam Raimi, e em Homem-Aranha: Longe de Casa, no filme animado Homem-Aranha no Aranhaverso, de 2018, e na animação clássica do cabeça de teia.
Como ator fez trabalhos como ator em filmes, série e programas de humor na TV, como A Praça é Nossa e Zorra Total. Atuou também na novela Espelho da Vida, em 2019. Seu último trabalho na televisão foi no humorístico Zorra, da TV Globo. Atualmente dublava o vovô Goodman, da animação Mr. Pickles, da Adult Swin.