O edital do Programa Bolsa Atleta 2024 foi finalmente publicado no Diário Oficial da União. Este documento detalha os critérios para a concessão do benefício e estabelece os prazos previstos para todo o processo. As inscrições vão até o dia 1 de abri.
Uma das novidades é a inclusão de novos grupos de atletas que podem se beneficiar do programa. Pela primeira vez, gestantes e puérperas (mulheres que passam pelo período pós-parto), além de atletas surdos e guias e auxiliares do esporte paralímpico, terão a chance de se inscrever para receber o benefício. O edital completo pode ser acessado neste link.
As categorias contempladas pelo programa são diversas, abrangendo desde atletas em fase de base até os de alto rendimento internacional, passando por estudantis, nacionais e os que competem em nível olímpico, paralímpico e surdolímpico.
Vale ressaltar que as modalidades contempladas pelo programa são aquelas reconhecidas nos Jogos Olímpicos, Paralímpicos e Surdolímpicos, reguladas pelos respectivos comitês internacionais e administradas no Brasil por entidades vinculadas aos comitês nacionais de cada modalidade.
O Programa Bolsa Atleta é um dos maiores programas de patrocínio individual de atletas no mundo, mantido pelo governo brasileiro desde 2005. Ele oferece suporte financeiro a atletas de alto desempenho, permitindo que se dediquem integralmente ao treinamento e às competições em diferentes níveis, desde os locais até os internacionais, incluindo os Jogos Olímpicos e Paralímpicos.