Na quinta-feira (29), doenças como o diabetes e a hipertensão necessitam de atenção especial da Secretaria Municipal de Saúde e principalmente dos profissionais que atuam nessa área.
Os pacientes desse grupo de risco participaram de uma palestra na Unidade de Saúde da Vila Operária sobre tipos de sal e a importância da higiene bucal, sua estrutura anatômica gustativa e possíveis complicações associadas ao elevado consumo de sal e açúcares.
E, para finalizar, houve orientações sobre higiene oral, das estruturas orais, inclusive de prótese dental, tipos de dispositivos para limpeza da língua e como usá-los. Coube às palestrantes a dentista Helen Peraro e a nutricionista Aline Daiana Rabsch a abordagem do tema: doenças crônicas.
De acordo com informações das profissionais, no mercado existem vários tipos de sal: sal refinado, sal grosso, sal marinho, sal rosa do Himalaia, sal light e o sal de ouro. Esse sal de Ouro pode ser feito em casa, com sal grosso iodado, também considerado um sal marinho, mas que passou por um processo de moagem para reduzir o tamanho de seus cristais, mas não por tratamento químico. Regula a pressão arterial, mesmo contendo sal. É antioxidante, rico em ômega 3 devido à presença da linhaça. Contém louro que é antibacteriano natural, desintoxica e desinflama. O manjericão e a cúrcuma também são ótimos antioxidantes.