Um dos tiros disparados por volta de 11 horas de sexta-feira, dia 1º de março, do quintal de uma casa na fronteira do Paraguai com Mato Grosso do Sul atingiu o Hospital Regional de Pedro Juan Caballero, cidade que faz fronteira por uma rua de Ponta Porã. Segundo a polícia, o projétil atravessou o telhado e por pouco não acertou um paciente internado no setor de hemodiálise.
Quatro brasileiros encontrados na residência de alto padrão foram detidos pela Polícia Nacional do Paraguai. Conforme a imprensa do país vizinho, eles foram identificados como "F.H.", "H.G.V.", "R."O."P." e "M.H.".
Os tiros foram disparados para o alto do quintal da casa, localizada no cruzamento das ruas Tenente Herrero e Carlos Domínguez, a poucos metros do território brasileiro. Inicialmente havia suspeita de confronto armado. Vizinhos contaram terem ouvido dezenas de disparos.
Entretanto, quando a Polícia Nacional chegou ao local, descobriu que não se tratava de troca de tiros, mas sim de disparos para o alto. Os policiais apreenderam 25 cápsulas deflagras de calibre 9 milímetros, oito cartuchos intactos e um carregador de pistola Glock 9 milímetros, mas nenhuma arma foi encontrada.
Segundo o site Campo Grande News, os homens consumiam bebida alcoólica no momento dos tiros. Garrafas de whisky e de cerveja estavam sobre as mesas. Os quatro foram presos por disparo de arma de fogo e perturbação da paz.