O SBT vive um momento de reestruturação total da programação e, com as mudanças radicais, nem Raul Gil escapou do rebaixamento. A emissora divulgou a nova grade que estreará em março e, com ela, o veterano de 86 anos perderá a maior parte do tempo de seu programa. Além disso, a atração passará a ser local e não será mais exibida para todo o Brasil.
Logo, burburinhos especularam sobre a decisão do SBT de tirar Raul Gil da programação nacional e ainda reduzi-lo a uma hora, no horário de almoço, aos sábados. Diante da repercussão, o canal de Silvio Santos se posicionou e revelou que já negociava com o apresentador uma redução de carga horária por conta de sua idade.
“Raul Gil é um ícone da TV e merece total respeito e transparência da nossa emissora com ele. Não tem como ele comandar um programa de 4h ou 5h como no passado. Gradativamente desde o pós pandemia, esse tempo tem sido reduzido para atender o apresentador e sua condição”, respondeu o SBT ao perfil Didigo Santini no Twitter.
A emissora ainda garantiu que não pretende desligar Raul Gil e afirmou que cabe a ele a decisão de sair ou não do canal. “Mas a ida do Vovô Raul para a faixa do almoço faz parte dessa estratégia de permitir um descanso maior a ele. Além disso, iremos honrar nos próximos meses todos os nossos contratos comerciais e a decisão de parar será dele e de seu filho, Raulzinho. Mas queremos ele até o momento que ele aguentar vir e gravar”, continuou.
“Aproveitamos essas mudanças na programação para testar o ‘Programa Raul Gil’ em uma faixa que aos domingos já funciona muito bem uma atração de auditório. Vamos enfrentar o jornalismo local da Globo e Record e sermos uma opção de entretenimento. As regionais, como Rio, Porto Alegre, Brasília e Pará, irão exibir o programa assim como São Paulo, e a produção local deixa os sábados e assume as manhãs de domingo. Já as afiliadas, gradativamente farão essa alteração e exibirão na íntegra, no momento por opção, o nosso programa de auditório”, explicou o SBT.
Ao final do pronunciamento, a empresa disse que a nova faixa não é uma novidade para Raul Gil. “Historicamente, Raul sempre ocupou esse horário do meio-dia ao longo de sua história na TV, assim como foi por anos na Record. Mas a ideia é usar, no futuro, os sábados como grade focada no entretenimento de auditório a partir do meio-dia, estratégia que já usamos no domingo. Teremos Raul Gil, Lucas Guimarães e Tirulipa nas nossas tardes”, encerrou a nota.