Buscando o atendimento adequado à mulher vítima de violência doméstica e sexual a ser realizado de maneira humanizada pela Polícia Civil de Mato Grosso do Sul o prefeito Paulo Franjotti e o vereador e líder do governo Walter J Silva, receberam nesta semana a Drª. Christiane Grossi de Araújo, Delegada lotada na assessoria de Gestão e Planejamento da Delegacia Geral da Polícia Civil do MS, Drº. Thiago Passos Silva, Delegado Regional de Naviraí e, Drº. Alex Júnior da Silva, Delegado em Mundo Novo e Japorã.
Com mais de dezenas de “Salas Lilás” localizadas nos municípios do interior, a Secretaria de Segurança Pública por meio da Policia Civil, está buscando ampliar novos espaços instalados nas delegacias, e a previsão é a implantação também em Japorã. Os delegados apresentam ao prefeito e ao vereador a possibilidade desta parceria. “Toda mulher vítima de violência doméstica ou sexual é encaminhada diretamente para a “Sala Lilás”, que é um local adequado, diferente do ambiente da delegacia.
O serviço oferecido diz respeito ao esforço do poder público em tornar o atendimento as mulheres, crianças e adolescentes, vítimas de violência doméstica e/ou sexual, mais humanizado, além de oferecer locais adequados para receber as vítimas.
O delegado Regional da Policia Civil, Drº. Thiago Passos Silva, agradeceu a pareceria do município de Japorã que faz a cedência de local e custeio de despesas como aluguel, água e energia, e sede dois servidores a delegacia de Japorã.
O prefeito recebeu com muito entusiasmo a parceria e estará encaminhando ao setor jurídico e também social da gestão para analisar esta formatação de contribuição com o serviço de investigação por meio do atendimento psicossocial que é solicitado por meio de termo de cooperação com a prefeitura.
As salas “Lilás” também são equipadas de forma a permitir que seja realizada o depoimento especial de crianças e adolescentes, sendo estas atendidas por profissionais de segurança pública capacitados.