O DOF (Departamento de Operações de Fronteira) apreendeu, na MS-299 em Japorã, uma carreta Scania acoplada a dois semirreboques, carregada com 50 mil pacotes de cigarros contrabandeados do Paraguai. Na ação, um homem de 27 anos de idade foi preso em flagrante.
Os policiais faziam policiamento na zona rural do município, quando receberam informações anônima, que um veículo estaria saindo do Paraguai carregado com o contrabando.
Com as características sobre a carreta, os policiais iniciaram diligências na região e encontraram o veículo abandonado às margens da rodovia e, inicialmente, nenhum suspeito localizado.
No veículo, que não possuía registro criminal, foram encontradas grande quantidade de caixas de cigarros avaliadas em mais de R$ 3 milhões. Durante a confecção do boletim de ocorrência, um homem de 27 anos compareceu à Delegacia e informou, aos policiais, que seu veículo havia sido roubado.
Durante entrevista, o homem entrou em contradição por diversas vezes e afirmou que ele seria o motorista da Scania e levaria o contrabando até a cidade de Imbituba (SC), onde receberia R$ 10 mil.
A ação envolvendo os policiais do DOF aconteceu dentro da Operação Hórus, parceria da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública com o Ministério da Justiça e Segurança Pública e da Operação Ágata Fronteira Oeste II, em parceria com o Exército Brasileiro.