Uma equipe da Força Tática do 12º BPM (Batalhão da Polícia Militar) de Naviraí, apreendeu na cidade de Mundo Novo, mais de meia toneladas de maconha que estava em uma caminhonete Toyota Hilux, que havia sido furtada na cidade de Itaquiraí.
Durante patrulhamento ostensivo e preventivo no âmbito da operação Hórus, no município de Mundo Novo, a equipe da Força Tática avistou uma caminhonete Toyota Hilux de cor prata, com placas do Paraguai, trafegando em alta velocidade pela via urbana. O veículo estava com a suspensão traseira rebaixada por excesso de peso, sendo possível ver que em seu interior alguns volumes envolvidos em material plástico.
Diante da suspeita de que o veículo poderia estar carregado com algo ilícito, a equipe policial tentou realizar a abordagem do mesmo dando ordem de parada, porém o seu condutor não obedeceu e empreendeu fuga pela cidade. Ao chegar na Rua Natal, o condutor da Hilux entrou com o veículo rapidamente em uma residência, abandonando o mesmo e fugindo a pé assim como o passageiro que estava na caminhonete.
O veículo foi deixado com a porta aberta, e em seu interior foi encontrado diversos fardos de maconha. Em checagem foi contatado que a caminhonete estava com placas falsas e que o veículo havia sido furtado no ano de 2022 no município de Itaquiraí.
Momento em que os policiais verificavam o veículo, o morador da casa abril a porta e se identificou como sendo L.VG.S, de 28 anos, e em conversa com os policiais acabou confessando que receberia uma quantia em dinheiro para guardar o veículo por alguns dias, e que dentro de sua residência havia uma mala contendo mais alguns tabletes de maconha, que após pesados totalizaram 10,56kg ( dez quilos e cinquenta e seis gramas) da droga .
Diligencias foram realizadas, porém o condutor e passageiro da caminhonete não foram localizados.
L. recebeu voz de prisão e foi conduzido assim como a caminhonete e a droga apreendida para a Delegacia de Polícia Civil de Mundo Novo, aonde o caso foi registrado como tráfico de drogas. Toda a droga apreendida totalizou 651,50kg (Seiscentos e cinquenta e um quilos e cinquenta gramas). A apreensão gerou um prejuízo ao crime de R$ 1.072,250,000 (Um milhão, setenta e dois mil, duzentos e cinquenta reais).