A Prefeitura de Itaquiraí por meio da Secretaria de Saúde no último dia 18, mais uma capacitação, desta vez, para as recepcionistas das estratégias de saúde da família e unidade básica de saúde.
Durante o treinamento foram abordados assuntos relacionados ao conceito e a prática de acolhimento, aquele primeiro contato que as pessoas recebem nos ESFs.
De acordo com o enf. Eduardo Sandim, realizar esta capacitação favorece o pensar e o agir mais humano com os pacientes que procuram os postos de saúde da cidade, entendendo que o acolhimento é uma prerrogativa para a efetivação do SUS, procurando atender cada um de acordo com sua necessidade. “No desenvolvimento desta temática, a escuta qualificada e a comunicação se tornam ferramentas fundamentais para a consolidação dos direitos dos usuários do sistema de saúde”, observou Eduardo.
As frequentes capacitações fomentam o engajamento dos profissionais para o exercício de um atendimento mais qualificado, tendo como conhecimento base a humanização, que trata da valorização dos diferentes sujeitos implicados no processo de produção de saúde: usuários, trabalhadores e gestores.
“É importante destacar neste contexto, o papel reforçador da educação permanente, no que se refere ao preparo destas profissionais para desenvolver um trabalho mais eficiente aos munícipes que buscam os serviços de saúde”, finalizou o coordenador de educação permanente, Eduardo Sandim. (Texto: Guiomar Biondo – Decom Prefeitura de Itaquiraí).