Na última terça-feira (11), em Salto Del Guairá (Py), aconteceu uma reunião conjunta Nova Ferroeste – Terminal de Grãos: Mundo Novo, na Linha do Desenvolvimento Local e Regional.
Participaram autoridades do Governo de Mundo Novo, Associação Comercial e autoridades empresariais do Paraguai e Mundo Novo e representantes da Receita Federal. O objetivo foi apresentar a capacidade de produção agrícola da região para a instalação de um Terminal de Cargas da Nova Ferroeste.
Segundo a vice-prefeita Rosária Andrade, o município tem grande potencial pela integração entre o país vizinho e Mato Grosso do Sul.
“Este projeto é de médio e longo prazo. A rodovia levará cinco anos para ser construída. Quem tem interesse na cidade permanecerá aqui pelo grande desenvolvimento, isso será visível para os nossos filhos, para quem vier depois”, citou Rosária.
O Estudo de Viabilidade Técnica e Econômica (EVTE) para o Terminal de Cargas Intermodal foi entregue em abril de 2022 para a diretoria da Ferroeste.
O estudo foi encomendado pelo governo municipal e Associação Comercial e Empresarial de Mundo Novo (ACEMN) junto ao Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas).
O leilão que será realizado na Bolsa de Valores de São Paulo, para os cinco contratos que explorará os mais de 1.500 quilômetros de linha férrea, ainda não foi divulgado.
No Mato Grosso do Sul, a construção deve iniciar em 2030/2031 e as operações devem começar em 2032. São 66 municípios que fazem parte do projeto, contemplando também os estados do Paraná e Santa Catarina.
Texto: Carina Yano/Semcos