A coordenação do Censo 2022 realizou a reunião de encerramento e nela o anúncio de que o município conta com 18.783 habitantes, aumentando em apenas 45 pessoas em relação a parcial anunciada em dezembro último.
O resultado mostra um aumento de 1.740 pessoas em relação ao censo 2010 (17.043). Mundo Novo é um dos únicos acima até da estimativa de 2021, que apontava 18.578.
Apesar do número positivo, as autoridades presentes ficaram frustradas. Esperava-se o anuncio de cerca de 20 mil pessoas. Este aumento foi verificado nas residências, saindo de mais de cinco mil, para o número superior a oito mil moradias atualmente.
Paulo Diniz, coordenador de área do IBGE, explicou que vários motivos são considerados para um número menor do que o esperado. Um deles é a média menor de pessoas por domicílio. Eram 3,016 em 2010 e são 2,66 agora.
Outra situação é que os dados foram coletados com o ponto de referência do dia 1º de agosto. Quem se mudou para o município depois desta data, tem os dados indicados da cidade anterior.
CASAS OCUPADAS E DE USO OCASIONAL
O Censo apontou 7.192 casas ocupadas e 1.198 como residências fechadas (828), de uso ocasional (361) e coletivo sem morador (09).
A vice-prefeita Rosária Andrade apontou que o atendimento na Saúde, Assistência Social e Educação é muito grande e que municípios de fronteira sofrem com os critérios utilizados pelo IBGE (Instituo Brasileiro de Geografia e Estatística).
Presentes na reunião, também, o prefeito Valdomiro Sobrinho, vários secretários e diretores do governo municipal, representantes da Agraer (Kátia Garicoix), UEMS (André Lopes), Corpo de Bombeiros (comandante Janaine) e do parlamento municipal (Kaudi Filho e Eliete Tell). (Texto: Carina Yano – Semcos Prefeitura de Mundo Novo).