Em Japorã, na Aldeia Porto Lindo e área de retomada Yvy Katu, da Nação Guarani Nhandeva, o apoio do Governo do Estado e da gestão do prefeito Paulo César Franjotti, vai garantir uma gigantesca safra de milho e mandioca, permitindo qualidade de vida e renda para centenas de famílias. A produção de mandioca deve ficar acima de 16 mil toneladas e a de milho em torno de 17 mil sacas.
PARCERIAS
A parceria por parte do Governo do Estado foi entrega, através do Proacin, de mais de 1.600 toneladas de calcário, sementes de milho e feijão e doação de óleo diesel para o preparo da terra, além do apoio da Agraer na assistência técnica, e doação ainda de semente de melancia, abóbora, maxixe e outros.
A parceria da prefeitura de Japorã foi a distribuição de calcário nos lotes, o preparo do solo através de horas máquina e apoio dos técnicos da secretaria municipal de Agricultura e Meio Ambiente, coordenada por Vitor Malakias e equipe.
HECTARES
O plantio de mandioca foi de 230 hectares na Aldeia Porto Lindo e 348 hectares na Yvy Katu. O plantio de milho atingiu 189 hectares na Porto Lindo e 28 na Yvy Katu e a área de feijão atingiu até o momento dois hectares.
FAMÍLIAS
No total foram beneficiadas 463 famílias, sendo que boa parte da safra de milho já começa a ser colhida, e será vendida através do próprio milho, ou em forma de silagem, o que é muito procurado por pecuaristas para alimentação do gado, e a mandioca é uma colheita constante, já que o plantio é feito em várias etapas. A entrega da produção de mandioca da aldeia na Amidos Mundo Novo gira em torno de 10 mil toneladas. (Texto: Celso Veiga)