Na bagagem ele leva o seu violão, a inspiração e composições de ontem e de hoje, um repertório preparado especialmente para abrir a série de apresentações que compõem o Projeto “Nossa Escola Canta MS”. É assim que Geraldo Espíndola desembarcou em Iguatemi nesta sexta-feira (, para apresentações no anfiteatro da secretaria de educação do município.
Desta vez, o cantor, compositor e músico protagoniza um projeto que é incentivado pelo Fundo de Investimentos Culturais (FIC), do Governo do Estado de Mato Grosso do Sul, através da Fundação de Cultura (FCMS).As apresentações, foram exclusivas para os alunos das escolas previamente definidas, sendo elas a Salvador Nogueira e Tancredo Neves, além de crianças do projeto Bom de Bola – Bom na Escola. Eles tiveram a oportunidade de ver e ouvir este que é um dos mais talentosos e consagrados artistas do País. O Projeto foi cadastrado pela secretária Luciane.
O artista levou ao palco mais uma parcela de sua rica e celebrada lavra poética e musical, emoldurada por uma voz que está entre as mais importantes representações culturais do Estado, dentro e fora do País. Para o projeto, o repertório foi definido pelo olhar contemporâneo de Geraldo e sua sintonia com a proposta conceitual do FIC, que é abrir cada vez mais os horizontes de integração entre a sociedade e seus valores culturais e sociais.
As canções elencadas para as apresentações são estas: “Cuñataiporã”, “Kikio”, “Não Violência”, “Tuiuiu Jaburu”, “Deixei Meu Matão”, “Na Solidão do Caipira”, “Raça das Matas”, “Forasteiro”, “Pelo Rádio” e “Vida Cigana”. Como se pode constatar, o repertório mescla títulos conhecidos, como as antológicas “Kikio” e “Vida Cigana”, com obras mais recentes, entre as quais “Não Violência”.
A celebração e a defesa do amor, do meio ambiente e da paz estão vivas nas mensagens de cada uma dessas melodias. As apresentações foram prestigiadas pelo prefeito Dr. Lídio Ledesma e pela secretária de educação, Luciane Rissoto, além das vereadoras Rose e Miriam, secretários municipais, coordenação e professores.
Em toda sua carreira Geraldo Espíndola percorre essa trilha de pensamentos universalistas. “Com a inesgotável capacidade criativa, ele não só refina a simplicidade na beleza da letra e da melodia, mas dialoga com as pessoas para que todas conheçam a história da Moderna Música Popular Urbana de Mato Grosso do Sul e se unam para fortalecê-la e valorizá-la” disse o prefeito.
(Anailton Batista – Ascom)