Para potencializar o agronegócio e melhorar o escoamento da safra no Conesul do Estado, o governador Reinaldo Azambuja liberou R$ 5,6 milhões para a Prefeitura de Iguatemi fazer obras de infraestrutura rural em uma região do município conhecida como Bolichão.
Os recursos foram pactuados nesta quarta-feira (23) por meio de convênio assinado com o prefeito Lídio Ledesma e o secretário estadual de Infraestrutura, Eduardo Riedel. Segundo o plano de trabalho do convênio, o recurso será investido em 40 quilômetros de estradas vicinais. “Esse convênio vai favorecer principalmente a zona rural com cascalhamento das estradas, algumas com levantamento e construção de pontes de concreto, de modo que isso tudo vai beneficiar o produtor rural no escoamento da safra e na chegada de insumos. Nós precisamos preparar Iguatemi para esse novo momento que estamos vivendo na mudança da pecuária para a agricultura. Aos poucos, a cidade está se transformando em um polo de agricultura”, destacou o prefeito.
Após autorizar a liberação dos recursos, o governador ressaltou a capacidade do Estado em fazer investimentos. “Ao longo dos últimos sete anos e três meses construímos essa capacidade de construir parcerias com todas as cidades, investindo em obras estruturantes. Além desse convênio para a região do Bolichão em Iguatemi, daqui uns dias vamos iniciar a obra de pavimentação da Estrada da Balsinha, que também passa pela cidade”, pontuou Reinaldo Azambuja.
Já o secretário Eduardo Riedel lembrou que os projetos apoiados com recursos do Estado tem aval das cidades. “Temos trabalhado muito nesses investimentos junto aos municípios. Nos 79, a decisão do Governo é tomada junto das prefeituras e das câmaras municipais para atender todos os eixos de desenvolvimento”, falou.
Presente na reunião, a deputada estadual Mara Caseiro frisou que o revestimento primário nas rodovias vicinais facilitam o escoamento da safra e disse que o recurso liberado traz mais desenvolvimento para o Iguatemi e o Estado.
Também estiveram presentes na reunião o secretário estadual de Governo e Gestão Estratégica, Eduardo Rocha, o deputado estadual Gerson Claro e os vereadores de Iguatemi Genesio Neto, Rose Boscarioli, Miriam Krenczynski e Adilson Raldi.
(Anailton Batista, com informações da SubCom/MS)