Atletas de Mato Grosso do Sul disputará a fase nacional das Paralimpíadas Escolares 2021, o maior evento do mundo para jovens com deficiência em idade escolar, que acontecerá no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo (SP), de 23 a 26 de novembro.
A delegação sul-mato-grossense conta com 72 paratletas, que vão disputar em sete categorias. De acordo com o CPB (Comitê Paralímpico Brasileiro), que organiza a competição desde 2009, ao todo 851 estudantes-atletas, na faixa etária de 11 a 18 anos, estão inscritos, de 24 unidades federativas – as exceções são Alagoas, Minas Gerais e Rondônia.
A equipe sul-mato-grossense é composta, no total, por 114 pessoas, incluindo atletas, membros de estafe, técnicos, fisioterapeuta, atletas-guia, assistentes e chefe de delegação. A relação nominal da delegação pode ser conferida neste link.
Os paratletas de Mato Grosso do Sul disputarão sete das 13 modalidades presentes nas Paralimpíadas: atletismo, bocha, futebol de sete (para paralisados cerebrais), judô, natação, parabadminton e tênis de mesa. Em 2019, última edição realizada, o Estado foi representado por 76 estudantes-atletas, que conquistaram 93 medalhas. Mato Grosso do Sul terminou em 10º lugar na classificação geral, com 184 pontos.
No ano passado, o evento não foi realizado devido à pandemia da covid-19. Em 2019, mais de 1.200 estudantes-atletas estiveram no CT Paralímpico, principal centro de excelência paradesportivo do Brasil e da América Latina, e um dos melhores do mundo quando o assunto é esporte de alto rendimento.