O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) emitiu no último final de semana, pela primeira vez, alerta vermelho para a região do Mato Grosso do Sul. Tempestades atingiram aproximadamente 58 cidades do estado. Em Mundo Novo, os ventos chegaram a atingir aproximadamente 65km/h e alcançou 100mm de chuva, totalizando no estado 950 mil raios.
Nesta segunda-feira, vários munícipes relataram, inclusive nas redes sociais, a falta de energia desde a tarde de sábado. O eletricista da Energisa, Willian Sassaki, informou que todos os bairros foram afetados, sendo os mais críticos: Copagril, Itaipu e São Jorge.
O coordenador da Defesa Civil, Cesar Filho, esteve acompanhando a situação, onde precisou realizar um ‘cercamento’ com cones de sinalização, em torno do fio de energia que caiu na Avenida São Paulo, esquina com a Rua José Bonifácio, no bairro Itaipu.
A moradora da comunidade do Porto Isabel, Gislaine Magalhães, relatou a falta de energia desde às 08h00 de domingo. Ela destacou o prejuízo com os alimentos que foram deteriorados, onde os próprios comerciantes foram prejudicados.
A secretaria de Comunicação Social, conversou com o coordenador do Procon Diego Arrigo, onde informou que os cidadãos que tiveram maiores danos, podem relatar à Energisa ou no próprio Procon, que terá uma compensação na conta de energia.
Os canais de televisão abertas no município (Globo, SBT, Record e Novo Tempo) estão fora do ar devido ao rompimento de um cabo de alta tensão próximo a Central de Retransmissão, localizada em anexo ao Estádio Municipal.
Desta feita, a Central está sem energia. A prefeitura aguarda o restabelecimento da energia pela Energisa para que os canais estejam a disposição da população.