A UEMS aprovou hoje, 25/11/2024, o Projeto Pedagógico do Curso de Graduação em Medicina Veterinária em Mundo Novo. O Projeto pedagógico do curso foi defendido pela Profa. Dra. Milza C. F. Abelha na reunião da Câmara dessa Instituição. Ela argumentou o fato de o curso ser inédito na UEMS e no Sul do Estado, atender a uma demanda social e estar vinculado a construção de um Hospital Veterinário, permitindo à população ter adequado atendimento para seus animais, além da oferta de um curso de graduação em Medicina Veterinária gratuito e de qualidade, em Universidade pública.
A Profa. destacou que é um projeto com elevado investimento. São 40 milhões de reais, necessitando da atuação de muitas pessoas e instituições. Serão R$ 30 milhões financiados pela ITAIPU Binacional e R$ 10 milhões de contrapartida do Estado, já confirmados pelo governador Eduardo Riedel em tratativa com o reitor da UEMS, Laércio Carvalho. Em nome da UEMS a Profa. agradeceu ainda o diretor presidente da ITAIPU Binacional, Enio Verri, e seu assessores/assistentes, Newton Ricardo de Almeida, Luciano da Silva Inácio, Silvana Vitorassi e toda a equipe. Ainda, destacou o empenho da Vereadora Eliete Tel (Neguinha do PT) e do Deputado Federal Vander Loubet nos contatos feitos com a ITAIPU Binacional. Reconheceu ainda a imprescindível participação da Prefeitura Municipal de Mundo Novo na doação de área do INCRA para construção do Hospital Veterinário no Assentamento Pedro Ramalho e nos vários contatos com o governo estadual. Não menos importante foi o comprometimento da equipe da Pró-reitoria de Ensino, representada pelo prof. Valter Guedes, na revisão de documentos e do Projeto Pedagógico para que desde seu início, Medicina Veterinária na UEMS seja moldada pela excelência.
A Profa. Dra. Milza C. F. Abelha esclareceu que o Projeto Pedagógico do curso ainda passará pela avaliação do Conselho de Pesquisa, Ensino e Extensão (CEPE) da UEMS em 06/12/2024, mas que não há dúvidas quanto à sua aprovação nesse conselho.
Mas enfatizou que Mundo Novo pode comemorar! Temos o curso aprovado! É só uma questão de tempo e um pouquinho de paciência da juventude para alcançar o sonho de ser um médico veterinário.