Mato Grosso do Sul está muito bem representado nas Paralimpíadas de Tóquio. Nesta quarta-feira (1), o atleta de paracanoagem do Estado Fernando Rufino, um dos favoritos da modalidade, fez sua estreia no maior evento paradesportivo do mundo e terminou em primeiro lugar na eliminatória dos 200 metros VL2 (canoa para atletas com deficiência física), garantindo vaga direta para a final da prova.
O atleta, que é contemplado pelo programa estadual Bolsa Atleta, bateu a melhor marca da carreira (55,258s), venceu a bateria classificatória e, além disso, quebrou o recorde paralímpico da prova, que estreou no programa do Comitê Paralímpico Internacional.
A final dos 200m VL2 masculino será nesta sexta-feira (3), a partir das 22h12 (horário de MS).
Rufino também disputou a eliminatória dos 200m KL2 (caiaque) e ficou na segunda colocação, com apenas 0.272s de diferença do primeiro colocado, Scott Martlew, da Nova Zelândia. Já que apenas o vencedor da bateria assegura vaga direta à final, Rufino terá de participar da semifinal nesta quinta-feira (2), às 20h58 (horário de MS). A final do KL2 também acontece hoje, a partir das 22h10 (horário de MS).
O atleta, que é conhecido como Cowboy de Aço, ficou orgulhoso e animado com o desempenho. “O chicote estralou, meu ‘fio’, mas é desse jeito mesmo. É nível de Jogos Paralímpicos mesmo, eu já esperava isso. Vamos para a arriba! Duas provas boas graças a Deus. Estou confiante no caiaque também, na canoa. Eu conto com a torcida de todo mundo aí do meu Brasil que está assistindo, minha cidade de Itaquiraí, meu Mato Grosso do Sul, meu Brasil no geral”, vibrou Rufino, que é natural de Eldorado e criado em Itaquiraí.
E não para por aí!
A atleta de Campo Grande, Debora Raiza Benevides também foi à água, nos 200 metros feminino VL2 (canoa), e encerrou a série classificatória na quarta posição, completando o percurso em 1min05s923.
A paratleta de 25 anos disputará a semifinal da categoria nesta quinta-feira (2), a partir das 20h44 (horário de MS). “Primeiramente, gostaria de agradecer a todos, acho que fiz uma boa prova. Agora, é pensar nas semifinais e buscar chegar na final. Eu acho que foi uma disputa muito gostosa e estou me sentindo muito bem”, disse Debora.
Para não perder nada, confira abaixo a programação dos sul-mato-grossenses na paracanoagem. A competição é transmitida ao vivo pelo canal oficial do Comitê Paralímpico Internacional no YouTube. Fique ligado!