Desde segunda-feira (23), policiais civis cumprem mandados contra associação criminosa, responsável pelo transporte de toneladas de droga da fronteira de Mato Grosso do Sul com o Paraguai para São Paulo. Adolescentes moradores em Iguatemi, cidade que fica a 466 quilômetros de Campo Grande, foram aliciados para traficarem para o grupo.
Conforme a Polícia Civil, foram cumpridos mandados em Iguatemi, Naviraí, Paranhos, Araçatuba (SP) e Rosana (SP), com apoio da Polícia Civil de Presidente Prudente (SP). As investigações tiveram início há 5 meses, quando a Força Tática da Polícia Militar de Naviraí prendeu 7 pessoas e frustrou o roubo de uma camionete em Iguatemi.
Um dos envolvidos confessou que organizou o roubo porque tinha perdido uma carga de mais de 200 quilos de maconha, em Itaquiraí, e o chefe ordenou que ele roubasse o veículo para pagar a dívida, ou seria morto. Meses depois, um adolescente foi apreendido conduzindo um carro e confessou que trabalhava como batedor.
Ele ainda revelou que a droga seria levada para Presidente Prudente. O dono da droga foi identificado como o mesmo responsável por ordenar o roubo à camionete. A partir das investigações, o líder da organização criminosa foi identificado e preso em flagrante em Araçatuba, durante cumprimento de mandado.
Vários membros também foram identificados em Mato Grosso do Sul e até mesmo no Paraguai. Foram quatro mandados de busca e apreensão e três de prisão temporária cumpridos. A operação foi denominada Power of Reach.