Um homem, de 55 anos, foi preso nesta quarta-feira (27), após utilizar identidade falsa, se passando por um trabalhador rural, de 57 anos. A vítima teria perdido os documentos em 1990.
Conforme informações da Polícia Civil, a vítima teria extraviado os documentos na década de 1990. Com isso, o homem encontrou esses documentos e passou a utilizá-los como se fossem seus. Além disso, realizou a constituição de casamento e o registro de filhos.
Contudo, apenas em 2020 a situação de fraude veio à tona, quando a vítima tentou acessar o auxílio emergencial e se deparou com o uso indevido de sua identidade. A vítima teve vários problemas em decorrência da utilização indevida de seu nome e documentos.
A polícia conseguiu identificar o autor por meio de uma foto encontrada em redes sociais, que foi submetida ao reconhecimento facial, além da análise de dados digitais e biométricos.
Além disso, as investigações revelaram que o homem havia emitido documentos falsos em nome da vítima, e as perícias papiloscópicas confirmaram que os documentos estavam associados ao mesmo indivíduo, corroborando a prática criminosa. Foi ainda descoberto que o autor, usando documentos falsos, subtraiu da conta bancária da vítima a quantia de R$ 17.700,00 em duas oportunidades.