A primeira vitória em 2021 do São Paulo foi justamente em cima do time que foi considerado o algoz dessa má fase. Neste domingo, em Porto Alegre, o time paulista superou de virada o Grêmio por 2 a 1, o mesmo adversário para quem tinha sido eliminado nas semifinais da Copa do Brasil.
Se naquela disputa o clube gaúcho levou a melhor, desta vez o São Paulo ganhou e mantém o sonho de ser campeão brasileiro – apesar de difícil, matematicamente ainda é possível. Com 62 pontos, o time do Morumbi ocupa o quarto lugar, mais próximo da vaga direta na fase de grupos da Copa Libertadores. O Grêmio é o sétimo colocado, com 56 pontos.
Ainda sendo comandado pelo interino Marcos Vizolli enquanto aguarda a chegada do técnico argentino Hernán Crespo, o São Paulo entrou em campo com desfalques importantes, como os titulares Pablo, Juanfran e Igor Gomes, todos suspensos. No lugar deles entraram Gonzalo, Vitor Bueno e Igor Vinícius, respectivamente.
Mas o time sofreu diante da forte marcação do Grêmio, que protegia sua área e quase não dava espaços para o São Paulo. Tentou chegar ao gol com Luan, Luciano e Daniel Alves, sempre em chutes de fora da área. E depois dessa pressão inicial, sem muita consistência, os donos da casa começaram a incomodar, principalmente com o atacante Diego Souza.
E foi aos 32 minutos que numa jogada de escanteio, a bola foi levantada na área, Arboleda afastou mal, Gonzalo não conseguiu tirar e ela sobrou livre para Diego Souza, quase na pequena área, mandar para o gol e abrir o marcador na Arena do Grêmio. Em desvantagem, o São Paulo sentiu o impacto e passou a produzir menos ainda, o que facilitou as coisas para a defesa adversária
Na etapa final, o Grêmio entrou para tentar segurar o resultado e acabou sofrendo o empate aos 17 minutos, quando Tchê Tchê aproveitou um rebote da entrada da área e finalizou muito bem, no canto. Cinco minutos depois foi a vez de Luciano marcar, em linda jogada individual, fazendo a virada do São Paulo.
A partir daí o São Paulo ainda teve uma ótima chance com Daniel Alves, que chutou na trave, e soube controlar a partida para vencer seu primeiro jogo no ano após uma série de três empates e quatro derrotas. Agora, o time volta a campo na sexta-feira, contra o Palmeiras, em duelo atrasado da 34ª rodada.
FICHA TÉCNICA:
GRÊMIO 1 x 2 SÃO PAULO
GRÊMIO – Vanderlei; Victor Ferraz (Pinares), Paulo Miranda (Thaciano), Rodrigues e Diogo Barbosa; Matheus Henrique, Maicon (Lucas Silva), Jean Pyerre (Luiz Fernando) e Alisson; Pepê (Ferreira) e Diego Souza. Técnico: Renato Gaúcho.
SÃO PAULO – Volpi; Igor Vinícius, Arboleda, Bruno Alves e Reinaldo; Luan, Tchê Tchê (Tréllez), Daniel Alves e Vitor Bueno (Toró); Luciano (Hernanes) e Gonzalo (Galeano). Técnico: Marcos Vizolli.
GOLS – Diego Souza, aos 32 minutos do primeiro tempo. Tchê Tchê, aos 17, e Luciano, aos 22 minutos do segundo tempo.
CARTÕES AMARELOS – Paulo Miranda, Diego Souza, Alisson, Gonzalo, Igor Vinícius, Tchê Tchê e Daniel Alves.
CARTÃO VERMELHO – Pinares.
ÁRBITRO – Paulo Roberto Alves Junior (PR).
RENDA E PÚBLICO – Jogo sem torcida.
LOCAL – Arena do Grêmio, em Porto Alegre (RS).