No mapa da covid-19 em Mato Grosso do Sul, três meses após a pandemia chegar por aqui 8 municípios resistem, sem nenhum caso da doença oficialmente registrado, entre elas então Sete Quedas e Japorã.
Preocupação – O prefeito de Sete Quedas, Francisco Piroli (PSDB), integra a Macrorregião de Dourados, epicentro da covid. Ao lado de Japorã é um dos 2 nessa região a resistir firme sem o coronavírus. “Os municípios ao redor está crescendo. Não sabemos até onde vamos, se Deus abençoar, vai dar tudo certo".
Como existe apenas uma entrada na cidade, fica mais fácil o controle. Logo quando começou a pandemia, foi instalada uma barreira sanitária. “Além de a medir temperatura, a medida foi colocar em quarentena quem chegava de fora. Estamos precavido 24h por dia, isto tem feito a diferença”.
Já em Antônio João, o vice-prefeito Kamil Hazine (PP) acredita que o município está sem casos de coronavírus porque tem adotado todos os cuidados e precauções necessárias. “Temos a barreira, órgãos comerciais com medidas de prevenção, uso de máscaras e a população está atendendo o distanciamento”.
Ele citou que a cidade já teve 12 casos descartados da doença. “Por esta razão ficamos com um pouco de medo, vamos ser mais rigorosos, já lançamos um decreto que diminui o acesso aos pontos comerciais, para não haver fila, tendo uma pessoa por vez no comércio”.
Além das cidades de Sete Quedas, Japorã, Antônio João, Pedro Gomes e Dois Irmãos do Buriti, mais quatro municípios ainda não registraram casos da doença no Estado: Jaraguari, Nioaque e Anaurilândia.