A Rede Globo anunciou nesta quinta-feira (2), que não vai mais transmitir o Campeonato Carioca. De acordo com a emissora, o contrato de exclusividade de conteúdo foi violado. Os pagamentos previstos aos 11 clubes e à federação carioca serão mantidos.
O anúncio veio após o Flamengo obter uma ‘boa audiência’ com a transmissão da sua vitória sobre o Boavista, na FlaTV, seu canal no Youtube. Para transmitir seu jogo de forma independente, o Flamengo se baseou na Medida Provisória 984/2020, assinada pelo presidente Jair Bolsonaro e batizada nos corredores de Brasília como “MP do Flamengo”, devido à participação direta dos cartolas rubro-negros em sua elaboração. A MP estabelece que os clubes mandantes detenham 100% dos direitos de transmissão de suas partidas.
Anteriormente, a lei previa um acordo entre os dois times para a venda do jogo. Como Flamengo e Globo não se acertaram para a transmissão do Carioca, pois o clube considerou insuficiente a quantia de cerca de 17 milhões de reais oferecida a ele e aos outros grandes do Estado, com a MP, a emissora perdeu o direito de vetar a transmissão de jogos em casa do clube.