Na visão de um antigo morador de Eldorado com conhecimento técnico na área, as lampadas incandescentes que estavam ligadas nestes superpostes, possuem vantagens sobre as LED em outros aspectos: elas produzem a chamada luz "quente", que é mais natural aos olhos dos seres humanos, sem contar que são mais baratas quando necessitam de manutenção, com a única desvantagem sendo no seu consumo de energia, que pode ser regulado por dimmer, também conhecido como variador de luminosidade.
O trecho onde foi desativado os superpostes e feito a instalação da estrutura metálica é pequeno, e os municípios têm uma verba específica que todo mês vem na conta de luz a cobrança da contribuição pela iluminação pública, que o morador tem que pagar, onde a Energisa recolhe esse dinheiro e repassa ao poder Executivo, que é obrigado pela Constituição Federal a usar esse recurso exclusivamente no sistema de iluminação da cidade, afirmou o cidadão eldoradense.
Outro detalhe comentado por alguns comerciantes, é que durante a noite, quando em viagem, dirigindo na BR 163, sentido a Eldorado, ao se aproximar cerca 17 km da cidade, já era possível observar a luz que resplandecia no céu da cidade, efeito provocado pelos superpostes.
Após conversar com Gestores Municipais de 19 cidades no Extremo Sul do nosso Estado e Oeste e Sudoeste do Estado do Paraná, o Jornalista Anderson Dutra conferiu um exemplo que deveria ser aplicado na Avenida Brasil em Eldorado-MS, sem destruir os superpostes, apenas destinando a armação instalada a outra região da cidade e colocando o Led no topo do poste em questão, que é a ação realizada pelo Prefeito Cleber Fontana, na principal avenida de Francisco Beltrão-PR, a Júlio Assis Cavalheiro, que recebeu investimentos de R$ 300.000,00 mil para a implantação da iluminação de Led nos superpostes em todo o seu trecho, da ponte do Rio Marrecas até o prolongamento.
Ao todo foram instaladas 264 lâmpadas que garantiram melhor luminosidade e redução de quase 80% no consumo e iluminou o coração de Beltrão, que está linda e próspera com a gestão de Cleber Fontana.
Relembre
A Prefeitura de Eldorado inaugurou no dia 28 de Julho de 2018, a nova iluminação da Avenida Brasil no trecho da Praça da Bíblia até Avenida Presidente Tancredo de Almeida Neves.
A nova iluminação fez parte da Revitalização e adequação da iluminação Publica na Avenida Brasil. Obra realizada com recursos da COSIP, contratante próprio Município com valor total da obra R$ 149.959,04 com instalação de luminárias modernas, com lâmpadas de Led e mais potentes de 200w, e braços longos, melhor aspecto noturno e assim proporcionar mais segurança para seus moradores.
Foto: Divulgação/Assessoria