O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta amarelo, que representa tempestade com perigo potencial, para 48 cidades na faixa centro-norte, Pantanal e sudoeste de Mato grosso do Sul. O aviso foi publicado no tarde de hoje (13) e segue até às 10 horas de amanhã (14).
O alerta indica entre 30 e 50 milímetros de chuva por dia com ventos entre 60 e 100 km/h, além de queda de granizo, porém, com baixo risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de galhos de árvores e de alagamentos.
O alerta é válido para Anastácio, Angélica, Antônio João, Aquidauana, Aral Moreira, Batayporã, Bela Vista, Bodoquena, Bonito, Caarapó, Caracol, Coronel Sapucaia, Corumbá, Deodápolis, Douradina, Dourados, Eldorado, Fátima do Sul, Glória de Dourados, Guia Lopes da Laguna, Iguatemi, Itaporã, Itaquiraí e Ivinhema.
Também estão em alerta as cidades de Japorã, Jardim, Jateí, Juti, Ladário, Laguna Carapã, Maracaju, Miranda, Mundo Novo, Naviraí, Nioaque, Nova Alvorada do Sul, Nova Andradina, Novo Horizonte do Sul, Paranhos, Ponta Porã, Porto Murtinho, Rio Brilhante, Sete Quedas, Sidrolândia, Tacuru, Taquarussu, Vicentina e Amambai.
Em caso de rajadas de vento, o instituto pede que as pessoas não fiquem abrigadas em baixo de árvores, pois há risco de queda e descargas elétricas, além de não estacionarem seus veículos próximos a árvores, torres de transmissão e placas de publicidade.
Também é orientado que evite usar aparelhos eletrônicos ligados à tomada.
Em caso de emergências, a Defesa Civil pode ser acionada pelo 199 e o Corpo de Bombeiros através do 193.