Em Eldorado, cidade do Cone Sul do Estado, a política nem começou pra valer e alguns grupos políticos já começaram traçar estratégias para tentar ganhar a Prefeitura e cadeiras na Câmara Municipal. O atual prefeito, Aguinaldo dos Santos, popularmente conhecido por ‘Leo’, já vem se mobilizando para sair candidato à reeleição, realizando reuniões políticas a portas fechadas.
Segundo comentários que circulam nas ruas de Eldorado, o prefeito Leo não esperava o surgimento de vários outros grupos políticos se mobilizando e se unindo para disputar as eleições municipais deste ano contra ele. Como noticiamos aqui no site Jornal do Cone Sul recentemente, a professora Ivonilde Zaghetti se apresentou como postulante à sua sucessão, pela oposição. Ela é professora há mais de 33 anos no município e goza de um grande conceito.
Servidora pública municipal, a professora Ivonilde até dia 26 de janeiro era coordenadora da Creche Nossa Senhora Aparecida, em Eldorado mas, sem motivo algum foi convidada a se dirigir até o Paço Municipal e lá foi informada de que não estaria mais no mesmo cargo, devendo ela se apresentar em suas funções anteriores. Sem entender os motivos da decisão, a mesma se dirigiu até o gabinete do prefeito Leo, que se encontrava no local atendendo outras pessoas e vereadores e sendo avisado de sua presença, ele disse que não poderia atende-la.
Voltando para casa, a professora Ivonilde Zaguetti gravou um vídeo e soltou nas redes sociais falando a sua versão dos fatos.
FOMOS PROCURADOS
Nossa reportagem foi procurada pela professora e procuramos fazer a nossa parte sobre o ocorrido. Tentamos contato com o prefeito Leo e com a Assessoria de Imprensa da Prefeitura. Ao assessor, fizemos algumas pergunta básicas sobre a exoneração do cargo da principal possível concorrente do prefeito nas próximas eleições. Dentre as perguntas, queríamos resposta para: qual foi a motivo da demissão? Essa atitude é uma perseguição política já que estamos em ano eleitoral? Porque tomou essa decisão quando recentemente contratou uma prima para um importante cargo na Prefeitura?. Além disso solicitamos alguns documentos após a assessoria comunicar a exoneração da professora. Solicitamos uma cópia da publicação no Diário Oficial da secretaria e o nome dela.
A Assessoria respondeu com um áudio que foi veiculado nas redes sociais do suposto secretário de Educação de Eldorado e que desconhecia a informação de que uma prima do prefeito iria ocupar o cargo dela (professora Ivonilde). Sobre os documentos solicitados, disse que só pessoalmente poderia atender.
Antes do término das conversações, a nossa reportagem solicitou uma nota oficial escrita e assinada pelo prefeito, já que o áudio que circulava nas redes sociais não serviria de base para as respostas formuladas. Até agora não recebemos nenhuma nota ou resposta oficial por parte da Prefeitura de Eldorado.