Novas eleições para os cargos de prefeito e vice estão sendo realizadas neste domingo (1º) em Japorã, na região sul de Mato Grosso do Sul. Os eleitos no pleito de 2016, Vanderlei Bispo (PTB) e Gilvan Perin (PSDB), foram cassados pela Justiça Eleitoral e não poderão continuar nos cargos.
Duas chapas haviam feito pedido de registro de candidatura. A primeira, encabeçada pelo vereador Paulo César Franjotti (PL), ex-presidente da Câmara, tendo como vice Gabriel José Klasmann, foi aceita pela Justiça Eleitoral. Franjotti está no comando do município desde o afastamento do prefeito.
Já os candidatos a prefeito e vice da Coligação Japorã Acima de Tudo, formada pelo MDB e PDT, tiveram o registro indeferido. O grupo tinha como candidato o servidor público municipal Rudiney Freire Marinho e vice Luiz Bezerra dos Santos Junior.
Após o registro da chapa, os adversários formalizaram pedido de impugnação do vice por registro de constituição partidária no sistema da Justiça Eleitoral, sob alegação de que o partido fez convenção no dia 4, prazo limite, mas o registro foi feito apenas no dia seguinte, extrapolando o previsto na legislação.
A votação será realizada pela urna eletrônica. Os eleitos vão exercer o mandato até o fim de 2020, ano em que novas eleições municipais serão realizadas em todo o país.
As seções eleitorais ficarão abertas até as 17h. Para votar, os 5.586 eleitores do município deverão levar um documento oficial com foto e o título de eleitor.
Segundo a Justiça Eleitoral, apesar de não ser obrigatória a apresentação do título, o documento é necessário para localizar a seção de votação. Quem estiver com o aplicativo para celulares e-título não precisará apresentar documento com foto.