SEXTA-FEIRA, 22 DE NOVEMBRO DE 2024
DATA: 22/11/2024 | FONTE: Midiamax VÍDEO: Jiboia adulta atravessa avenida e entra em motor de carro parado em avenida da Capital Jiboia resgatada mede 2,5 metros e pesa 12 kg
Jiboia resgatada nesta quinta-feira (Foto: Divulgação PMA)

Já imaginou estar parado em uma avenida e de repente ter o carro invadido por uma jiboia? Parece improvável, mas não na capital de Mato Grosso do Sul. Essa situação foi vivenciada, na tarde desta quinta-feira (21), por uma condutora, em Campo Grande.

A mulher estava com o veículo parado na Avenida Dom Antônio Barbosa, quando a serpente atravessou a avenida e entrou dentro do motor. Segundo informações da 1ª Companhia do 1º Batalhão da PMA (Polícia Militar Ambiental), a jiboia é adulta, mede em torno de 2,5 metros e pesa aproximadamente 12 kg.

O resgate aconteceu em uma oficina mecânica, com apoio da PMA. Os militares tiveram que usar um elevador hidráulico para retirar a serpente. A jiboia foi resgatada e levada para o Cras (Centro de Reabilitação de Animais Silvestres), onde passará por avaliação sobre o estado de saúde e, por fim ser liberada em em seu habitat natural.

Resgate foi feito por equipe da PMA (Vídeo Divulgação PMA)

O que fazer ao encontrar uma serpente?

Conforme a PMA, o aparecimento de cobras e serpentes em áreas urbanas é mais frequente durante o período chuvoso, quando esses animais saem em busca de alimentos, como anfíbios e pequenos roedores.

 

A PMA alerta que em casos de aparecimento de serpentes em residências, ou outras áreas urbanas, é fundamental manter distância segura do animal, nunca tocar, ou tentar capturá-lo por conta própria e sempre acionar a Polícia Militar Ambiental da região, ou outro órgão responsável pela proteção da fauna silvestre em sua região.

É importante não subestimar a serpente, mesmo que não seja de espécie venenosa. O correto é sempre considerar que pode representar um risco à saúde.

Outro alerta é sempre observar atentamente locais de caminhada, que, geralmente, são próximos de áreas verdes e evitar pisar em locais onde não se pode visualizar claramente o chão, além de ter cuidado ao colocar as mãos em áreas de difícil visibilidade.

A PMA também reforça que todos os animais desempenham papéis importantes no equilíbrio do ecossistema e na manutenção da cadeia alimentar. Portanto, matar ou maltratar animais silvestres não apenas é considerado crime, mas também pode causar desequilíbrios graves entre as espécies.

Jiboia adulta resgatada em motor de carro (Foto: Divulgação PMA)

22/11/2024 Gilmar Mendes prorroga comissão que discute Lei do Marco Temporal até final de fevereiro
Geral
22/11/2024 Caixa volta a oferecer Crédito PcD com desconto nos juros
Geral
22/11/2024 Dólar volta a superar R$ 5,80 em novembro com desconforto fiscal e exterior
Geral
21/11/2024 Universitário morto por PM em SP compôs música sobre ‘amigo baleado por policial’
Geral
© JORNAL DO CONESUL | TODOS OS DIREITOS RESERVADOS