A Reportagem do Jornal do Conesul obteve a informação que uma criança moradora de Eldorado, que estava internada no Hospital Municipal de Naviraí , foi diagnosticada com a gripe H1N1. Em contato com nossa reportagem o Secretário de Saúde de Naviraí Dr Welligton de Mattos Santussi confirmou o caso.
“É uma menina de 1 aninho de idade, não havia sido vacinada, o quadro era estável e a mãe pediu alta da criança para prosseguir com o tratamento em Eldorado, a mãe está sendo acompanhada pela vigilância epidemiológica tanto de Naviraí quanto de Eldorado e segundo relatos está sendo medicada e passa bem.”, disse.
Com a confirmação Eldorado tem o primeiro caso de gripe H1N1 confirmada. A reportagem tentou entrar em contato com a vigilância epidemiológica da cidade para obter mais informações se tem outros casos notificados, mais até o termino desta matéria não conseguimos contato. Segundo o último boletim da Secretaria Estadual de Saúde, Eldorado não havia nenhum caso confirmado.
Conforme os profissionais da Saúde, o vírus H1N1 causa os mesmos sintomas das outras versões do vírus da Gripe, ou seja, o paciente apresenta sintomas de febre alta, mal-estar, dores de cabeça, espirros constantes e tosse. Em alguns casos de H1N1, pode haver também dificuldade para respirar ou falta de ar.
Quando os sintomas aparecem, o aconselhável é procurar imediatamente a Unidade de Saúde mais próxima da residência do paciente para o diagnóstico médico e tratamento adequado.