Foi liberado no fim da tarde de ontem o primeiro trecho da MS-386, interditado após a pista desmoronar por causa das chuvas no município de Japorã, a 487 km de Campo Grande. Dois pontos da estrada, que liga Japorã a Iguatemi e Sete Quedas, desmoronaram após a chuvarada de novembro e dezembro.
O buraco aberto na altura do km 35, no trecho próximo à aldeia Porto Lindo e o distrito de Jacareí foi tapado em trabalho conjunto entre a prefeitura e uma empresa terceirizada da Agesul (Agência Estadual de Gestão de Empreendimentos). A estrada não tem asfalto.
Conforme o coordenador municipal da Defesa Civil em Japorã, Valter J. Silva, a prefeitura começou o serviço emergencial na manhã de ontem para desviar a mina d’água existente no local. Tubos de concreto levados pela chuva foram recolocados e com apoio da empresa terceirizada foi feito um novo aterro.
“O tráfego foi liberado, mas o serviço é emergencial. Estamos aguardando a liberação de recursos da Defesa Civil para instalar três linhas de tubo”, explicou o coordenador. O município de Japorã está em situação de emergência por causa da chuva e aguarda a liberação de recursos federais para recuperar os estragos.
Outro trecho – Walter Silva disse que nesta sexta-feira começa a recuperação de outro trecho da MS-386, que desmoronou no dia 30 de novembro de 2017, na altura do km 14, perto do perímetro urbano de Japorã.
Uma parte da estrada foi totalmente levada pela água e será preciso recolocar os tubos de vazão para fazer novo aterro. Esse trecho da rodovia liga a cidade ao distrito de Jacareí.