SEGUNDA FEIRA, 29 DE ABRIL DE 2024
DATA: 03/11/2023 | FONTE: Midiamax Rússia: Putin revoga ratificação de veto global a testes nucleares
Presidente da Rússia, Vladimir Putin (Mikhail Klimentiev / RIA Novosti)

O presidente da Rússia, Vladimir Putin, assinou nesta quinta-feira uma lei que revoga a ratificação de um veto global a testes nucleares. Moscou diz que esse passo é necessário para estabelecer situação paritária com os Estados Unidos.

Putin diz que o recuo na ratificação do Tratado Abrangente de Veto a Testes Nucleares (CTBT, na sigla em inglês) iria "espelhar" a postura dos EUA, país que assinou, mas não ratificou o acordo. As duas Casas do Parlamento russo votaram no mês passado para revogar a ratificação da lei.

O tratado, adotado em 1996, proíbe qualquer explosão nuclear pelo mundo, mas nunca foi de todo implementado. Além dos EUA, ainda não o ratificaram China, Índia, Paquistão, Coreia do Norte, Israel, Irã e Egito.

Há preocupações disseminadas de que a Rússia possa retomar testes nucleares, a fim de desencorajar o Ocidente de continuar a oferecer apoio militar à Ucrânia. Muitos partidários de relações exteriores mais duras no país têm defendido a retomada dos testes.

Putin já disse que alguns especialistas argumentam pela necessidade de se fazer mais testes, mas acrescentou que ele ainda não havia formado uma opinião sobre o assunto.

27/04/2024 Guarani e kaiowá terão água potável e saneamento com recursos do Mercosul
Geral
27/04/2024 VÍDEO mostra suposto motociclista envolvido em acidente que matou criança de 3 anos em Campo Grande
Geral
27/04/2024 Equipe do Molejo é vítima de assalto poucas horas após a morte do cantor Anderson Leonardo
Geral
27/04/2024 Confira até quando e como regularizar situação eleitoral para participar das eleições de 2024
Geral
© JORNAL DO CONESUL | TODOS OS DIREITOS RESERVADOS