SEXTA-FEIRA, 26 DE ABRIL DE 2024
DATA: 14/10/2018 | FONTE: top midia news Planejamento familiar: vasectomia é oferecida de graça para homens em MS

Mato Grosso do Sul oferece cirurgia de vasectomia através do SUS (Sistema Único de Saúde) para homens acima de 25 anos, que tenham no mínimo dois filhos. Vasectomia é o nome dado ao processo de esterilização masculina, feito cirurgicamente. Ele seria, grosso modo, a versão masculina da ligadura de trompas, também chamada de laqueadura.

De acordo como Governo do Estado, o homem interessado em passar pelo procedimento deve procurar uma Unidade Básica de Saúde e passar por avaliação médica. “Após avaliação, o médico encaminha o paciente para um especialista que dará todas as orientações e fará a cirurgia”, diz a Secretaria de Estado da Saúde de Mato Grosso do Sul .

Mesmo sendo considerado um procedimento reversível, a taxa de sucesso da cirurgia de reconexão entre os canais varia entre os homens. Durante a avaliação médica, o paciente fica ciente de todas as informações, assim como sua companheira.  

Os procedimentos cirúrgicos são realizados no Hospital Regional, Hospital Universitário e Santa Casa. Questionada sobre fila de espera no Estado, a Secretaria não confirmou se existem muitas pessoas aguardando para passar pelo procedimento.

Vasectomia

A vasectomia é a cirurgia recomendada para homens que não querem mais ter filhos. É uma intervenção cirúrgica simples feita por um urologista que dura cerca de 20 minutos.

Na vasectomia, o médico corta, no escroto, os canais deferentes que conduzem os espermatozoides dos testículos até o pênis. Desta forma, os espermatozoides não são liberados durante a ejaculação e, por isso, o óvulo não pode ser fecundado, evitando a gravidez. (Site Tua Saúde).

26/04/2024 Wegovy, caneta injetável para obesidade, chega às farmácias brasileiras no 2º semestre
SAUDE
18/04/2024 Anvisa adia para sexta debate sobre cigarro eletrônico
SAUDE
14/04/2024 Mais de 240 mil doses de vacinas serão aplicadas em indígenas de todo país
SAUDE
11/04/2024 Mortalidade de crianças indígenas é mais que o dobro das não indígenas
SAUDE
© JORNAL DO CONESUL | TODOS OS DIREITOS RESERVADOS