SEGUNDA FEIRA, 29 DE ABRIL DE 2024
DATA: 14/04/2024 | FONTE: Campo Grande News Mais de 240 mil doses de vacinas serão aplicadas em indígenas de todo país Ministério da Saúde abriu campanha neste sábado com meta de chegar a 992 aldeias até 12 de maio
Criança indígena sendo imunizanda durante lançamento do Mês de Vacinação dos Povos Indígenas (Foto: Igor Evangelista/MS)

A ministra da Saúde, Nísia Trindade, lançou neste sábado (13) o MVPI (Mês de Vacinação dos Povos Indígenas). A meta é aplicar 240 mil doses do calendário nacional de imunizantes em 992 aldeias de todo o país.

A ação segue até dia 12 de maior e serve como estratégia do governo federal para intensificar a vacinação em territórios indígenas com o objetivo de alcançar a cobertura vacinal, principalmente em áreas de difícil acesso geográfico.

A campanha acontece em todos os 34 DSEIs (Distritos Sanitários Especiais Indígenas) situados nas cinco regiões do país. Mais de 2,5 mil trabalhadores e trabalhadoras da saúde estão envolvidos na atividade.

Além das doses de vacina de rotina, como BCG, febre amarela, tríplice viral (sarampo, rubéola e caxumba), pneumo 23, poliomielite, varicela, difteria e tétano, meningo ACWY, meningocócica C, poliomielite oral, rotavírus, HPV, pentavalente, pneumo 10 e DTPA (para gestantes), também são aplicadas vacinas contra Covid-19.

De maneira geral, a população indígena foi duramente impactada pela disseminação de fake news contra a vacinação, algo que vem sendo revertido após estratégias desenvolvidas pelo Ministério da Saúde.

Ministra Nísia Trindade discursando na Aldeia Kuahi, na Terra Indígena Uaçá, próxima a Oiapoque, no Amapá onde foi lançada a campanha (Foto: Igor Evangelista/MS)Ministra Nísia Trindade discursando na Aldeia Kuahi, na Terra Indígena Uaçá, próxima a Oiapoque, no Amapá onde foi lançada a campanha (Foto: Igor Evangelista/MS)

Concomitante às atividades de vacinação, foram ofertados ao longo do dia outros atendimentos em saúde, de forma a oportunizar as entradas em território indígena, pelas equipes multidisciplinares e demais categorias profissionais.

Foram entregues kits de saúde bucal e ofertado atendimento com dentista; distribuição de remédios; atendimento com fisioterapeuta, psicóloga e assistente social; testagens rápidas e leitura de lâminas para malária; e orientações sobre dengue.

26/04/2024 Wegovy, caneta injetável para obesidade, chega às farmácias brasileiras no 2º semestre
SAUDE
18/04/2024 Anvisa adia para sexta debate sobre cigarro eletrônico
SAUDE
11/04/2024 Mortalidade de crianças indígenas é mais que o dobro das não indígenas
SAUDE
10/04/2024 Em uma semana, MS registra duas mortes e 765 novos casos de covid
SAUDE
© JORNAL DO CONESUL | TODOS OS DIREITOS RESERVADOS