SEXTA-FEIRA, 26 DE ABRIL DE 2024
DATA: 16/08/2018 | FONTE: g1 Idosos devem praticar atividades físicas de forma moderada

Sem dúvida, a influência da mídia valorizando os eventos esportivos e a visível melhora da qualidade de vida dos esportistas fez com que muitas pessoas decidissem se movimentar.

No Brasil, idosos são aqueles com mais de 60 anos e no resto do mundo, os com mais de 65 anos.

Para colocar os idosos nos exercícios, deve-se insistir bastante, fazer uma avaliação médica especializada (cardiologia e esporte) para detectar possíveis doenças comuns nessa idade, depois começar com orientação de um profissional de educação física, obedecendo aos limites detectados pelo médico.

As recomendações internacionais e brasileiras sugerem a intensidade moderada e o volume de três a quatro vezes semanais, com duração de 60 minutos. Caso o objetivo seja esportivo, comunique seu médico. Nas disputas mais inocentes é que acontecem as lesões mais sérias.

Antes do exercício, é importante o aquecimento por 15 minutos. Durante o exercício, procure manter a pulsação ao redor do valor 195 menos a sua idade, ou então naquele limite baseado no teste ergométrico.

Terminada a prática, faça 15 a 20 minutos de caminhadas lentas (para esfriar: deve parar de suar) e se hidrate com água ou sucos naturais. Isotônico, só se tiver perdido mais de 1,5 kg ou tiver passado de duas horas de exercícios intensos. Aliás, pergunte ao seu médico se pode tomá-los, pois há contraindicações para hipertensos, diabéticos e grávidas.

Para exercícios de força, tenha muita calma e evite querer superar limites. Lembre-se de que temos limitações naturais acima de 50 anos. O consumo de suplementos e hormônios deve ser evitado. Quanto à alimentação, deve ser leve e fracionada pelo dia em seis vezes iguais. As modalidades esportivas ou de exercícios mais recomendadas são as que não têm choques corporais, de preferência a corrida de rua, associando fortalecimento muscular durante duas vezes por semana. Para praticar outros esportes como futebol, vôlei e basquete, converse com seu médico para obter a liberação.

Retire o idoso da poltrona de frente da televisão, e coloque-o, ao menos, para caminhar um pouco todos os dias.

18/04/2024 Anvisa adia para sexta debate sobre cigarro eletrônico
SAUDE
14/04/2024 Mais de 240 mil doses de vacinas serão aplicadas em indígenas de todo país
SAUDE
11/04/2024 Mortalidade de crianças indígenas é mais que o dobro das não indígenas
SAUDE
10/04/2024 Em uma semana, MS registra duas mortes e 765 novos casos de covid
SAUDE
© JORNAL DO CONESUL | TODOS OS DIREITOS RESERVADOS