SEXTA-FEIRA, 26 DE ABRIL DE 2024
DATA: 14/07/2018 | FONTE: ivi noticias Risco de surto de catapora deixa pediatria em alerta em MS Pacientes do setor pediátrico estão em observação na unidade

Um grupo de crianças foi exposto ao vírus da catapora e está em observação no Hospital Regional desde o último domingo (8) em Campo Grande. Os pacientes estavam internados no CTI (Centro de Terapia Intensivo) da ala pediátrica e o hospital está em alerta para evitar surto do vírus da catapora.

 

Conforme divulgado pela assessoria de comunicação do Hospital Regional, uma criança de 1 ano e 2 meses estava internada com outro diagnóstico, mas apresentou sintomas de varicela durante a internação.

 

As crianças que estavam no mesmo setor, em contato com o bebê, foram encaminhadas para avaliação médica e estão em observação. “A equipe técnica do HRMS tomou todas as medidas preventivas, tais como: manter os [pacientes] expostos sob vigilância, medidas de precaução setorial, indicação de vacinação, levantamento do histórico vacinal, número de susceptíveis, dentre outros”, diz trecho de nota.

 

Não foi divulgado quantas crianças foram colocadas em observação e nem se o CTI pediátrico está operando normalmente.

 

O vírus

Segundo dados da Sociedade Beneficente Israelita Brasileira, a varicela, ou catapora, é altamente contagiosa para que ainda não teve a doença ou não foi vacinado contra ela.

 

O sintoma mais característico é uma irradiação cutânea com bolhas na pele. É possível prevenir a varicela por meio de vacina e o tratamento geralmente envolve aliviar os sintomas, embora grupos de alto risco possam receber medicamentos antivirais.

26/04/2024 Wegovy, caneta injetável para obesidade, chega às farmácias brasileiras no 2º semestre
SAUDE
18/04/2024 Anvisa adia para sexta debate sobre cigarro eletrônico
SAUDE
14/04/2024 Mais de 240 mil doses de vacinas serão aplicadas em indígenas de todo país
SAUDE
11/04/2024 Mortalidade de crianças indígenas é mais que o dobro das não indígenas
SAUDE
© JORNAL DO CONESUL | TODOS OS DIREITOS RESERVADOS