SEGUNDA FEIRA, 21 DE MAIO DE 2018
DATA: 20/04/2018 | FONTE: por dentro do assunto Iguatemi- Campanha da saúde realizou ação contra a tuberculose

Foi realizada  em todas as unidades de saúde de Iguatemi, a campanha contra a tuberculose. A ação foi promovida pela secretaria municipal de saúde através vigilância epidemiológica em parceria com as ESF’s e secretaria de assistência social e programa Bolsa Família.

O objetivo da campanha foi de abordar conscientização sobre sintomas, transmissão e tratamentos da tuberculose aos munícipes.

De acordo com a enfermeira da Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde, Karine de Oliveira, este trabalho já é realizado durante todo o ano, mas é intensificado durante este período devido à campanha que é desenvolvido em todo o Estado.

“Queremos identificar essas pessoas que possuem tosse por mais de três semanas, para diagnosticar e tratar precocemente quem está com tuberculose. É importante que procurem as unidades de saúde para fazer o exame e ver se tem ou não a tuberculose. É feita a coleta do escarro e encaminhada para análise. Se der positivo para tuberculose, o tratamento é disponibilizado gratuitamente, destacando que a doença tem cura”, disse a enfermeira.

A tuberculose pulmonar é conhecida por afetar o mundo inteiro. É uma doença de transmissão respiratória, ou seja, através da inalação de gotículas contendo bacilos expelidos pela tosse, fala ou espirros. Após 15 dias de tratamento da tuberculose no paciente, ela não será mais transmitida para outras pessoas. Este tratamento dura seis meses.

A doença afeta principalmente os pulmões, mas pode também acometer outros órgãos, como os rins, sistema nervoso, pele, ossos, articulações, ovários e gânglios.

21/05/2018 Conheça 8 doenças que podem manifestar sinais pela boca
SAUDE
20/05/2018 Seis maneiras de aumentar suas chances de ter uma boa noite de sono
SAUDE
20/05/2018 Sintomas de sinusite e tratamentos caseiros
SAUDE
19/05/2018 O sistema que promete te fazer aprender 'qualquer coisa' em 20 horas
SAUDE
© JORNAL DO CONESUL | TODOS OS DIREITOS RESERVADOS