SEXTA-FEIRA, 26 DE ABRIL DE 2024
DATA: 18/02/2018 | FONTE: MS Noticias Óleos de buriti, urucum e cenoura têm potencial para tratar a acne

Uma emulsão desenvolvida à base de óleos de buriti, urucum e cenoura demonstrou potencial para atuar no tratamento da acne em seu grau 1, que é a manifestação mais leve da doença. O produto foi testado nos laboratórios da Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto (FCFRP) da USP, na pesquisa de mestrado da farmacêutica Elizabeth Ramos Romero.

No trabalho Pesquisa e desenvolvimento de emulsões à base de óleos vegetais [buriti, cenoura e urucum] e bases autoemulsionantes aditivadas de óleo de melaleuca e ácido salicílico para o tratamento de pele acneica, Elizabeth testou dois tipos de emulsões diretamente nos microrganismos responsáveis pela infecção: o staphyloccocus epidermidis e o propinonibacterium acnes.

O desenvolvimento da formulação foi feito com a metodologia de diagrama ternário, usada pelos pesquisadores para determinar as proporções dos componentes.

Os testes foram feitos in vitro e as emulsões foram aplicadas por microdiluição de microplaca, comparando seus efeitos com apresentações comerciais do Brasil e da Colômbia indicadas para o tratamento da acne. “Uma das emulsões continha apenas os óleos de buriti, urucum e de cenoura, enquanto a outra formulação foi feita com os óleos e ácido salicílico, medicamento já utilizado no combate à acne”, descreve a pesquisadora.

O resultado é que a formulação dos óleos e a formulação dos óleos acrescida do ácido têm um efeito bacteriostático, ou seja, freou a proliferação do staphyloccocus epidermidis, que é o microrganismo mais predominante na acne. “Ainda serão necessários novos estudos para combater o propinonibacterium acnes”, explica Elizabeth.

26/04/2024 Wegovy, caneta injetável para obesidade, chega às farmácias brasileiras no 2º semestre
SAUDE
18/04/2024 Anvisa adia para sexta debate sobre cigarro eletrônico
SAUDE
14/04/2024 Mais de 240 mil doses de vacinas serão aplicadas em indígenas de todo país
SAUDE
11/04/2024 Mortalidade de crianças indígenas é mais que o dobro das não indígenas
SAUDE
© JORNAL DO CONESUL | TODOS OS DIREITOS RESERVADOS